Está classificada como Zona de Proteção Especial (ZPE), ao abrigo da Diretiva Aves 79/409/CEE, o que lhe confere um papel determinante no assegurar de uma rede de zonas húmidas que permita a circulação de indivíduos entre áreas de nidificação. Entre as aves que usam este sistema lagunar como local de nidificação incluem-se: o garçote, a garça-vermelha, a águia-sapeira, o camão, o frango-d’água e o rouxinol-dos-caniços. Para além disso, os caniçais são também um importante suporte para várias espécies passeriformes migradoras transariana. São também utilizados como dormitório ou refúgio para espécies como os estorninhos.
Muitas outras espécies de aves, incluindo rapinas, patos, ou corvos-marinhos podem ser observados nos circuitos de observação de aves da Lagoa Pequena, sendo este um espaço privilegiado para essa atividade.
Dia 28 de Janeiro, com a orientação de um especialista da SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves, vamos passear num dos percursos da Lagoa Pequena enquanto tentamos observar e identificar as várias espécies de aves.
Hora de encontro: 9h30
Ponto de encontro: Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (38°31’19.7″N 9°08’36.1″W)
Temos (excecionalmente) um total de 20 vagas para este passeio, que só se irá realizar com um mínimo de 8 inscrições. As inscrições têm um custo de 5 € que reverte para o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena.
As inscrições podem ser feitas para montis.atividades@gmail.com / 232 774 040 / formulário online
O pagamento das inscrições poderá ser feito no início do passeio. Pedimos que por favor em caso de desistência comuniquem com pelo menos 24horas de antecedência para dar oportunidade a outros interessados de participarem.
Deixamos algumas recomendações para uma melhor experiência neste percurso:
– deslocar-se de forma calma e em relativo silêncio;
– trazer roupa discreta e adequada às condições meteorológicas;
– calçado confortável e adequado a caminhadas;
– binóculos (podem ser alugados por 1 € no espaço interpretativo).
- 28 Janeiro, 2023
09:30 - 12:30