Cerdeirinha
Enquadramento
A Cerdeirinha é uma propriedade com 3.6ha que está sob gestão da Montis desde Julho de 2018, através de um protocolo de gestão a 10 anos, primeiro feito com um privado a título individual, neste caso concretamente com a senhora dona Leopoldina Lopes Silva e o senhor José Rodrigues.
Localiza-se na freguesia de Valadares, concelho de São Pedro do Sul, entre Valadares e Paradela sendo atravessada pela estrada CM1235 (40°45’25.0″N 8°11’19.9″W).
A propriedade, afectada por um incêndio em Outubro de 2017, situa-se entre as cotas de 220m e 310m com sensivelmente 25% de declive. No entanto, tendo como referência a estrada é possível distinguir 2 áreas. A área inferior que confronta com uma ribeira, correspondendo a antigas leiras agrícolas, com solo que aparenta boa qualidade, com alguma profundidade, humidade e bons teores de matéria orgânica. E a área superior mais declivosa, com condições de solo e água menos interessantes e vários aglomerados de afloramentos graníticos que correspondia a uma área utilizada para plantação de eucaliptos.
Flora
Vegetação recorrente
- Giesta (Cytisus sp.)
- Tojo (Ulex europaeus)
- Urze (Erica arborea)
- Carqueja (Pterospartum tridentatum)
Vegetação pontual
- Carvalho-alvarinho (Quercus robur)
- Carvalho negral (Quercus pyrenaica)
- Medronheiro (Arbutus unedo)
- Vidoeiros (Betula pubescens)
- Pinheiro bravo (Pinus pinaster)
Fauna recorrente
Apesar de terem sido observadas na propriedade várias espécies de polinizadores, entre eles abelhões (Bombus sp.) e passeriformes, existindo registos de tritão de ventre laranja (Lissotriton boscai).
Modelo de gestão
A propriedade apresenta uma regeneração natural muito boa, nomeadamente por baixo das áreas de eucaliptal plantado.
Os objetivos centrais na gestão destes terrenos são:
- Apoiar os processos naturais
- Valorizar os ativos naturais
- Aumento da resiliência aos riscos naturais
- Conduzir um processo de desenvolvimento da vegetação autóctone
- Acções de suporte