print

Maio 2018

A Associação Montis tem neste momento 386 sócios.

Na XVII Feira da Laranja, em Valadares, assinou-se o novo protocolo entre a Junta de Freguesia de Valadares e a Montis para a gestão da área de 3 hectares do baldio da Granja, até 2028. Esta propriedade foi gerida pela Montis com base num protocolo que excepcionalmente só previa 2 anos de gestão a que agora se somam 10 anos, demonstrando a boa avaliação das duas partes em relação ao trabalho que tem vindo a ser feito.

Ocorreu no dia 25 de Abril a primeira atividade do novo programa de voluntariado mensal, na propriedade de Freixo do Meio, Montemor-o-Novo. A partir de Maio todos os terceiros sábados de cada mês serão sinónimo de voluntariado neste propriedade. O modelo é o mesmo do voluntariado mensal normal, apenas com diferente geografia.

A propriedade de Vermilhas começa a dar os primeiros sinais (ainda tímidos) de recuperação e alguns carvalhos começam agora a reagir. Se se confirmar que é um comportamento generalizado, permitirá um restabelecimento mais rápido do carvalhal, capaz de fornecer zonas de sombra suficientemente profunda para controlar os matos.

Próximas actividades

– Nos dias 5 e 6 de Maio, decorre no baldio de Carvalhais o Fim de semana voluntário. A Montis assegura  aos voluntários alojamento (em campismo), alimentação, seguro e acompanhamento.

– No dia 12 de Maio (2º Sábado do mês), é dia de Voluntariado Mensal no baldio de Carvalhais. Estaremos no terreno desde as 10:00 até às 17:00, pelo que podem aparecer quando quiserem.

– No dia 19 de Maio há voluntariado mensal – Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo. Será a primeira atividade ao 3º Sábado do mês e dar-se-à continuidade à recuperação de linha de água degradada através do corte do canavial.

– Dia 26 de Maio lançamos o desafio a todos os interessados para visitarem o baldio de CarvalhaisSão Pedro do Sul através do Passeio mensal. Iremos visitar as intervenções que vêm sendo realizadas, o plano para as futuras intervenções, promovendo-se o debate e a troca de ideias.

Em relação ao mês de Junho, podemos já adiantar:

– No dia 9 de Junho será o voluntariado mensal em Valadares e dia 16 em Freixo-do-Meio.

– A 16 e 17 Junho há fim-de-semana de voluntariado no baldio de Carvalhais.

– No dia 23 de Junho, realiza-se o Colóquio Montis “Das pedras aos carvalhais”, em Carvalhais, São Pedro do Sul

– O mês termina no dia 30 de Junho com o passeio mensal, ainda em local a definir.

O que tem acontecido por cá

– Nos dias 5 e 6 de Abril recebemos 22 alunos de mestrado de Arquitetura paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para visitar, discutir e participar ativamente na gestão das propriedades do baldio de Carvalhais e de Carvalhal de Vermilhas.

– Também no dia 6 de Abril, um grupo de voluntários da EDPRenováveis esteve presente no baldio de Carvalhais para plantar na área de gestão dos 2 hectares apadrinhados por esta instituição. A chuva intensa que se fez sentir condicionaram os trabalhos mas permitiu ficarem a conhecer melhor a propriedade.

– A 13 de Abril, o Projecto SER+ Quinta das Palmeiras da Covilhã, esteve no baldio de Carvalhais com um grupo de idades entre os 13 e 16 anos e além de ficarem a saber mais sobre o projeto, plantaram 50 carvalhos.

– No dia 14 de Abril decorreu o voluntariado mensal em Vermilhas. Com a ajuda da família Figueiredo e dos alunos da escola de Celorico de Basto abriram-se acessos na propriedade de Dumação e recuperou-se uma antiga levada para trazer água para o interior da propriedade da Cabrieira.

– Nos dias 21 e 22 de Abril, a oficina de Engenharia Natural, no baldio de Carvalhais, contou com 9 participantes onde se incluem os técnicos da Montis que aproveitaram a oportunidade para aumentarem os seus conhecimentos. Gabiões cilíndricos, paliçadas, estacaria, entrelaçado vivo, aplicação de manta orgânica foram algumas das técnicas aplicadas no terreno, que simultaneamente contribuirão para a recuperação do baldio.

– A 23 de Abril, a Montis e os parceiros Aguiar Florestas, Associação de Moradores de Ferraria de São João, Baldio de Alvadia, Cooperativa Terra Chã e GSSDCR Miro reuniram em Vermilhas para discutirem a possibilidade de dar​em

​​

 seguimento à candidatura aos Grupos Operacionais (PDR2020) intitulada “Pastoreio dirigido na gestão de rebanhos” através da submissão de uma candidatura ao Programa LIFE focada no uso do pastoreio associado aos serviços ambientais.

– Dia 25 de Abril, iniciaram-se os trabalhos na propriedade de Freixo do Meio, Montemor-o-Novo com a 1ª atividade de voluntariado mensal. 4 voluntários dedicaram o seu dia ao corte de canas que preenchem as margens da linha de água.

– No dia 29 de Abril, o passeio mensal, integrado na caminhada organizada pela Feira da Laranja, em ValadaresSão Pedro do Sul, não se realizou devido às condições meteorológicas. A Montis esteve na feira apresentando-se, discutindo e conversando com quem nos abordava no stand da Montis. Durante a feira, procedeu-se à assinatura do novo protocolo entre a Junta de Freguesia de Valadares e a Montis para a gestão da área de 3 hectares do baldio da Granja, até 2028.

– Por fim, entre os dias 28 de Abril e 1 de Maio, voluntários do Vo.U – Pela natureza realizaram diversas intervenções no baldio de Carvalhais, como gestão e limpeza de regeneração natural, quer de pinheiro-bravo, quer de carvalhos, construção de paliçadas e gabiões para retenção de sedimentos, plantações de amieiros nas linhas de água, entre outras. Esta atividade contou igualmente com uma atividade de ciência cidadã, desta vez com foco no levantamento da flora existente na propriedade.

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as nossas actividades ou iniciativas contacte-nos através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

Podem também consultar o nosso blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), onde actualizamos frequentemente todas as informações.

Bolsa de boleias – Para todas as actividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se precisarem ou tiverem lugares disponíveis digam-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

At the present date, Montis has 386 associates.

On the April 29 was signed a new agreement between Valadares Parish Council and Montis for the renovation of the management of the Granja commonland property by Montis until 2028.

This month, April 25 represented the first volunteer activity of the new volunteer program in the property of Freixo do Meio, in Montemor o Novo. From now on, it will be on every third saturday. The main priority is to free the waterline by the removal of Arundo donax.

The Oak forest in Vermilhas property starts to give the first signals of recovery, which can mean a quicker recovery, capable of produzing shadow to control the shrubs.

Our next activities:
– On May 5th and 6th, there is a Volunteer Weekend in Carvalhais commonland.

– On May 12th we have monthly volunteer work at Carvalhais commonland followed by the montly volunteer work at May 19th at Freixo do Meio, Montemor-o-Novo.

– At the 26 of May, we will have the montly walk to Carvalhais commonland. We’ll be visiting the interventions made, talk about the actions predicted to the future, being promoted the debate and exchange of ideas.

– For July, 9th will be monthly volunteering in Valadares and on the 16 at Freixo-do-Meio. On 16 and 17 of June there is a volunteer weekend in the Carvalhais commonland. On June 23, the Montis Colloquium “From the stones to the oakforests” will be held in Carvalhais, São Pedro do Sul. The month ends on June 30 with the monthly ride, still in place to be defined.

For more information contact us via montiacn@gmail.com, +351 232 774 040, or check our blog and Facebook page.

Não deseja receber os nossos emails? REMOVER

Montis – Associação de Conservação da Natureza
Av. João de Melo, nº23
3670-231 Vouzela, Portugal

montisacn@gmail.com

Copyright © *|2018|* *|Montis – Associação de Conservação da Natureza|*, All rights reserved.