– Nos dias 5 e 6 de Abril recebemos 22 alunos de mestrado de Arquitetura paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para visitar, discutir e participar ativamente na gestão das propriedades do baldio de Carvalhais e de Carvalhal de Vermilhas.
– Também no dia 6 de Abril, um grupo de voluntários da EDPRenováveis esteve presente no baldio de Carvalhais para plantar na área de gestão dos 2 hectares apadrinhados por esta instituição. A chuva intensa que se fez sentir condicionaram os trabalhos mas permitiu ficarem a conhecer melhor a propriedade.
– A 13 de Abril, o Projecto SER+ Quinta das Palmeiras da Covilhã, esteve no baldio de Carvalhais com um grupo de idades entre os 13 e 16 anos e além de ficarem a saber mais sobre o projeto, plantaram 50 carvalhos.
– No dia 14 de Abril decorreu o voluntariado mensal em Vermilhas. Com a ajuda da família Figueiredo e dos alunos da escola de Celorico de Basto abriram-se acessos na propriedade de Dumação e recuperou-se uma antiga levada para trazer água para o interior da propriedade da Cabrieira.
– Nos dias 21 e 22 de Abril, a oficina de Engenharia Natural, no baldio de Carvalhais, contou com 9 participantes onde se incluem os técnicos da Montis que aproveitaram a oportunidade para aumentarem os seus conhecimentos. Gabiões cilíndricos, paliçadas, estacaria, entrelaçado vivo, aplicação de manta orgânica foram algumas das técnicas aplicadas no terreno, que simultaneamente contribuirão para a recuperação do baldio.
– A 23 de Abril, a Montis e os parceiros Aguiar Florestas, Associação de Moradores de Ferraria de São João, Baldio de Alvadia, Cooperativa Terra Chã e GSSDCR Miro reuniram em Vermilhas para discutirem a possibilidade de darem
seguimento à candidatura aos Grupos Operacionais (PDR2020) intitulada “Pastoreio dirigido na gestão de rebanhos” através da submissão de uma candidatura ao Programa LIFE focada no uso do pastoreio associado aos serviços ambientais.
– Dia 25 de Abril, iniciaram-se os trabalhos na propriedade de Freixo do Meio, Montemor-o-Novo com a 1ª atividade de voluntariado mensal. 4 voluntários dedicaram o seu dia ao corte de canas que preenchem as margens da linha de água.
– No dia 29 de Abril, o passeio mensal, integrado na caminhada organizada pela Feira da Laranja, em Valadares, São Pedro do Sul, não se realizou devido às condições meteorológicas. A Montis esteve na feira apresentando-se, discutindo e conversando com quem nos abordava no stand da Montis. Durante a feira, procedeu-se à assinatura do novo protocolo entre a Junta de Freguesia de Valadares e a Montis para a gestão da área de 3 hectares do baldio da Granja, até 2028.
– Por fim, entre os dias 28 de Abril e 1 de Maio, voluntários do Vo.U – Pela natureza realizaram diversas intervenções no baldio de Carvalhais, como gestão e limpeza de regeneração natural, quer de pinheiro-bravo, quer de carvalhos, construção de paliçadas e gabiões para retenção de sedimentos, plantações de amieiros nas linhas de água, entre outras. Esta atividade contou igualmente com uma atividade de ciência cidadã, desta vez com foco no levantamento da flora existente na propriedade. |