Apesar das previsões metereológicas, e graças à indispensável ajuda da Plantar uma Árvore, partilhámos esta experiência com um grupo de 16 pessoas.
Para aquecer, começámos o Sábado com um passeio pelos moinhos do Pisão e pelo Castro da Cárcoda. Depois de uma merenda na Serra da Arada, os voluntários puderam ver o trabalho que foi feito nas duas oficinas de Engenharia Natural.
Castro da Cárcoda – Foto Nuno Neves |
Com o início dos trabalhos, concentrámo-nos nas linhas de água da área onde foi feito o fogo controlado, em Fevereiro. Dividimos o grupo, ficando uma metade encarregue de cortar as giestas junto de uma das linhas de água, tornando a mesma mais acessível e permitindo aplicar nela algumas técnicas de Engenharia Natural.
Corte de giestas – Durante |
Corte de giestas – Depois |
A outra metade, ficou encarregue de cortar estacas de salgueiro e plantá-las junto dessa mesma linha de água, de forma a promover a expansão dos salgueiros.
Plantação de estacas de salgueiro junto à linha de água. |
Depois de uma breve paragem para recuperar forças, os voluntários tiveram oportunidade de ver mais algum do trabalho que foi feito na oficina de Engenharia Natural. De forma a facilitar o acesso a uma das linhas de água, trabalhámos na abertura de caminhos de acesso à linha de água e na construção de uma paliçada na mesma.
Abertura de caminhos |
Paliçada |
De regresso ao Bioparque do Pisão, foi tempo de convívio. Pudemos desfrutar de um maravilhoso jantar que terminou com o soprar de velas do nosso Luís.
Parabéns Luís! – Foto Nuno Neves |
Depois de uma noite pouco abençoada pelo São Pedro, o Sol surpreendeu-nos com um Domingo propício à continuação dos trabalhos. Numa área com pinheiros e noutra com carvalhos, o grupo pode trabalhar no corte de matos e na poda de pinheiros, de forma a potenciar o crescimento destas árvores. Desta forma, promovemos a gestão em mosaico, tendo diversos núcleos de vegetação nativa e capaz de melhor resistir ao fogo.
Durante o corte de matos – Foto Nuno Neves |
Depois do corte de matos |
O fim-de-semana terminou com uma caminhada até ao parque de merendas do Bioparque do Pisão, onde o grupo se reuniu para uma última merenda.
Agradecemos a todos os voluntários que participaram nesta iniciativa, e em especial à Plantar uma Árvore. Gostámos muito de partilhar esta experiência convosco e contamos com vocês para próximas actividades de “Agrofitness”(expressão usada por alguns dos voluntários, que nos parece apropriada para descrever algumas das actividades da Montis).
Obrigado a todos os voluntários do “Agrofitness” |
Vemo-nos na próxima actividade da Montis!