print
No dia 27 de janeiro, o primeiro passeio de 2024, irá visitar o polje de Minde, nas Serras de Aire e Candeeiros.

O polje de Minde, ou de Mira-Minde, também conhecido por “mata de Minde” e, por vezes, por “mar de Minde”, é uma depressão de origem cársica, drenada pelas nascentes dos rios Alviela e Almonda (as mais conhecidas). Quando a entrada de água é superior ao caudal que estas nascentes conseguem escoar, a água inunda esta área, formando um “mar” temporário, que pode atingir alguns metros de altura. Com a diminuição da precipitação, este “mar” esvazia pelos mesmos locais por onde inundou. Note-se que este fenómeno não acontece todos os anos. Estes eventos hidráulicos têm uma grande influência nos habitats e espécies desta área. O polje está classificado, pela Convenção de RAMSAR, como Zona Húmida de Importância Internacional (Sítio RAMSAR nº 1616 – Polje de Minde e Nascentes Associadas), desde maio de 2006.

Começaremos o passeio pelo miradouro de Minde, na estrada da serra de Santo António, onde teremos uma vista global do polje e da sua envolvente. Daí seguiremos para a Pincha de Minde, um depósito lacustre composto por cascalheira de elementos calcários, mais ou menos rolados e quase sempre achatados, envoltos por areias, silte e argila, que se localiza no bordo sudeste do polje. E de seguida, por volta das 10h iniciaremos o percurso pedestre.

O passeio, que terá uma duração de cerca de 2h30, vai ser guiado pelo Luís António Ferreira que conhece muito bem esta área e nos explicará as interacções entre os fenómenos geológicos/hidrológicos e a biodiversidade do polje que vai desde a avifauna aquática e várias espécies de anfíbios até a uma vegetação muito diversificada, e nos mostrará alguns pontos de interesse ligados à temática da geomorfologia, vegetação e paisagem, abordando a fauna e o património cultural ao longo do percurso.

Junte-se a nós!

Ponto de encontro: 1 – Parque de merendas do miradouro de Minde (39°30’26.8″N 8°41’39.2″W)

Ponto de encontro: 2 – Pincha de Minde (39°31’04.9″N 8°41’18.9″W)

Ponto de encontro: 3 – início do percurso pedestre (39°32’00.3″N 8°41’55.6″W)

A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição e asseguramos o já referido acompanhamento técnico e seguro de acidentes pessoais.

As inscrições estão abertas até às 12h do dia 26 de janeiro (indicando: Nome, Contacto, Data de nascimento e CC para efeitos do seguro), através do email montisacn@gmail.com, ou através dos números: 232 774 040 / 925 840 014.

Bolsa de boleias – Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.

  • 27 Janeiro, 2024
    09:30 - 13:00

copyright 2018 montis