Encaixada no fundo dos vales, entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário, Drave é conhecida como a “aldeia mágica” e faz justiça ao nome. Esta aldeia de xisto, desabitada desde 2009, é realmente um local mágico, que nos transporta ao passado e demonstra a capacidade do ser humano de se adaptar à paisagem.
A ribeira de Palhais, que atravessa esta aldeia, encontra-se em excelente estado de conservação, com natureza praticamente intocada devido ao elevado isolamento. São várias as lagoas e cascatas perfeitas para um mergulho em Drave.
A principal forma de chegar a Drave é através de um trilho (PR14), tornando a aldeia ainda mais mágica, porque se torna acessível a quem se aventura a caminhar na serra. Será este o trilho que iremos realizar no dia 24 de junho.
Este será um passeio fotográfico acompanhado pelo fotógrafo profissional Duarte Belo, que ajudará os participantes a imortalizar em fotografia a dicotomia construção/natureza que é tão característica desta região. Também teremos muitas oportunidades para fotografar e conhecer a biodiversidade ao longo do passeio, desde fauna como borboletas, lagartixas e aves, até às espécies de flora como sobreiros e azinheiras.
O passeio terá início no complexo mineiro abandonado da aldeia de Regoufe, classificado como geossítio pelo Arouca Geopark. Este é um complexo mineiro, bastante explorado durante a 2ª Guerra Mundial para extração de volfrâmio. É um espaço que em tempos acolheu cerca de 1000 pessoas, que lá viviam e trabalhavam, e que agora se encontra em ruínas. Será o local ideal para começar a explorar a fotografia.
Seguiremos o PR14 ao longo de 4 km, numa caminhada fácil mas com alguns desníveis. A caminhada até Drave será maioritariamente descendente, no entanto o percurso não é circular, significando que o regresso até Regoufe será um pouco mais difícil porque será a subir. Todo o percurso é exposto, sem sombra, pelo que será necessário ter cuidados redobrados com a exposição solar e a hidratação. Faremos pausas ao longo da caminhada para fotografar, falar e descansar.
Chegando a Drave, iremos almoçar à sombra, junto a uma lagoa da ribeira de Palhais, onde poderemos dar uns mergulhos para refrescar. Após almoço os participantes poderão explorar a fotografia na aldeia de Drave, e daremos por terminado o passeio, sendo o regresso até Regoufe pelo mesmo trilho quando quiserem e ao ritmo que lhes for confortável.
Horário da atividade: 9h às 15h
Ponto de encontro: Minas de Regoufe (40°52’45.3″N 8°08’03.7″W).
Percurso: 4 km de dificuldade baixa/média (mais 4 km de regresso).
Aconselhámos os participantes a trazerem garrafa de água, chapéu, protetor solar, calçado confortável, fato de banho e câmara fotográfica.
A atividade é gratuita e oferecemos almoço volante e seguro de acidentes pessoais. As inscrições estão abertas até às 12h do dia 23 de junho em montis.atividades@gmail.com / 232 774 040 / 925 840 014 / formulário no fim da página.
- 24 Junho, 2023
09:00 - 15:00