print
À semelhança de anos anteriores, vamos no próximo dia 26 de Março à Mata Nacional do Bussaco visitar os resultados do trabalho de controlo de invasoras que a Fundação Mata do Bussaco (FMB) vem a colocar em prática desde 2013. Da última vez foi assim. O trabalho realizado pelo projecto contou com o controle de várias espécies de flora invasora, com especial incidência nas mimosas e austrálias, com a utilização de várias técnicas. Durante o passeio visitaremos as áreas de controle de invasoras, nomeadamente uma antiga área de pinhal que foi alvo de restauro ecológico pela FMB.

Hora de encontro: 10h00

Ponto de encontro: Porta de Serpa (40°22’49.1″N 8°22’17.8″W)

Distância a percorrer: 3 Km num percurso circular

Dificuldade: Baixa/Média (alguns desníveis)

Duração aproximada: 2 horas

A entrada de carro na Mata Nacional do Bussaco tem o custo de 5€, que revertem a favor da gestão da Mata. Há a possibilidade de pagar esse valor e entrar com a viatura, ou deixar o carro fora das portas da mata, junto ao ponto de partida, sem qualquer custo.

O passeio será circular, terminando no mesmo ponto de início, havendo possibilidade de deixar o carro neste local, estacionado na berma da estrada. Os lugares disponíveis são poucos. Em alternativa os participantes podem deixar o carro estacionado na vila do Luso e subir a pé pela entrada da Porta de São João (40°22’51.7″N 8°22’26.2″W), indo a pé até à Porta de Serpa (40°22’49.1″N 8°22’17.8″W).

A actividade é gratuita e a Montis oferece um pequeno reforço alimentar a meio, com fruta e biscoitos.

Inscrições devem ser feitas através deste Formulário ou então para montisacn@gmail.com / 232 774 040, devendo fornecer o nome completo, data de nascimento e cartão de cidadão para efeitos de seguro.

Devido à COVID-19, a MONTIS irá tomar medidas de precaução nas atividades, respeitando assim o número máximo de participantes. Recomendamos ainda que os participantes tragam as suas próprias garrafas de água ou copos.

  • 26 Março, 2022
    10:00 - 13:00