print

Em Ervedal da Beira, Oliveira do Hospital, localiza-se um troço da galeria ripícola do rio Seia, com alto valor de conservação e inserido na Zona Especial de Conservação (ZEC) Carregal  do Sal (PTCON0027). Para além do alto valor de conservação, esta área ribeirinha inclui também uma interessante zona florestal, a ponte românica de Ervedal da Beira (ponte do Vale de Negros) e várias infraestruturas recreativas.

No dia 26 vai ser aqui o nosso “passeio da Biodiversidade”.

A Altri Florestal SA é gestora de uma área nas proximidades da referida zona ribeirinha e tem vindo a executar ações de gestão que têm algumas semelhanças com as que a MONTIS realiza, tais como o apoio à regeneração natural de carvalhos e outras folhosas, com eliminação localizada de giestas e outros matos, e podas de condução com seleção das melhores varas. Importa referir que esta área ardeu nos fogos de outubro de 2017 e que a gestão atual se foca na regeneração da vegetação pós-fogo. A biodiversidade das margens do rio Seia vai suportar a criação, em breve, de uma Estação da Biodiversidade (EBIO).

O percurso é fácil-médio mas poderemos encontrar algumas zonas mais enlameadas.

A hora de encontro será às 09h30, e a atividade decorrerá até por volta das 12h30.

Ponto de encontro: Açude da Ribeira (40.407877, -7.887784).

A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição e asseguramos acompanhamento técnico e seguro de acidentes pessoais. As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 24 de abril (indicando: nome, contacto, data de nascimento e CC para efeitos de seguro), através do e-mail montisacn@gmail.com, ou dos números: 232 774 040 / 925 840 014.

Recomendamos que tragam calçado confortável (alguns caminhos poderão estar enlameados) e água (em garrafa reutilizável).

Bolsa de boleias – Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.

  •  26 Abril, 2025
     09:30 - 13:00