Participantes na área de intervenção por fogo controlado. |
Durante toda a manhã percorremos a encosta, discutimos as intervenções realizadas até agora, quais os objetivos a curto, médio e longo prazo, numa conversa que juntou as várias experiências dos participantes, contribuindo para o seu enriquecimento.
Sábado, dia 9, o palco do voluntariado mensal da Montis foi o baldio da Granja, na freguesia de Valadares.
Após breves trabalhos de manutenção do acesso à propriedade, dedicámos-nos ao objetivo principal do dia. Dar continuidade aos trabalhos de controlo das mimosas aqui presentes, quer através de descasque quer através de arranque/corte de pequenos indivíduos que procuram germinar após a intervenção de Março deste ano.
E que alegres ficamos ao ver já vários carvalhos crescer no interior do núcleo anteriormente exclusivo das mimosas.
No Domingo, dia 10, decorreu o Dia no Carvalhal, em Vermilhas, onde visitámos o interior do carvalhal da Montis mas não só.
Fotografia da Ana Isabel Martins. |
A manhã foi dedicada ao interior do carvalhal da Montis, onde fomos falando sobre as várias intervenções realizadas até agora (e as a realizar no futuro).
A visita ao nosso miradouro é quase obrigatória. |
Após uma merenda marcada pela partilha e experiência de novos sabores seguida de uma sesta nos colchões naturais que os lameiros nos oferecem, partimos para o passeio da tarde, pelas redondezas e onde observámos elementos muito variados.
Campos de milho rodeados de videiras (e suas uvas). |
Um amigo que insistia em nos acompanhar no passeio. |
Que bom aspecto… e ainda sabiam melhor. |
Dias preenchidos, diferentes e sempre com muita alegria.