print

Janeiro 2018

A associação Montis tem neste momento 353 sócios.

Este ano será diferente para a Montis.

A partir do dia 1 de Janeiro temos connosco a Carolina Barbosa, a trabalhar a tempo inteiro, e o Jóni Vieira, três dias por semana, dos quais dois dias por semana presenciais, em Vouzela. Também a Margarida Alves nos vai apoiar, à distância, na gestão das redes sociais, estando na sede da Montis um dia por mês, para facilitar a coesão da equipa de trabalho e para ir melhorando a capacidade de comunicar de toda a equipa.

Para além do projeto LIFE ELCN, que pretende estabelecer as bases para uma rede europeia de iniciativas privadas de conservação, em que a associação se encontra envolvida desde meados do ano passado, a Montis terá mais 2 projetos em execução.

Um decorre do Prémio ICNF em que a Montis, foi uma das 3 premiadas, propondo intervenções no Baldio de Carvalhais que reflectem a filosofia de intervenção que temos vindo a executar para a recuperação da área.
O segundo é mais um projeto LIFE, o LIFE ESC, um programa de voluntariado de longa duração orientado para a conservação que envolve vários parceiros e de que a Montis é o beneficiário coordenador, que deverá ser em grande parte orientado, no que à Montis diz respeito, para o apoio à recuperação pós fogo do Parque Natural Local Vouga-Caramulo.

Entretanto, com base numa doação específica para esse efeito e com coordenação e execução de João Cosme e Nuno Neves, a Montis tem estado a fornecer alimentação de emergência para a fauna da área ardida do Parque Natural Vouga-Caramulo, com os efeitos que podem ser vistos neste post do blog da Montis http://montisacn.blogspot.pt/2017/12/ha-vida-na-serra.html

Ainda em Dezembro a Montis participou no encontro de quadros da EDP Renováveis, em Madrid, no âmbito de uma parceria em que a EDP Renováveis entrega seis mil euros à Montis, dois mil para a plantação de árvores e quatro mil para a gestão de áreas de conservação, o que significa que dois dos cem hectares do baldio de Carvalhais vão ser geridos com esse valor nos próximos anos e acolherão iniciativas de voluntariado desta empresa.

Próximas actividades

– No dia 13 de Janeiro realiza-se o nosso voluntariado mensal. Este mês será em Vermilhas, Vouzela e iremos dar continuidade aos trabalhos de manutenção aproveitando as oportunidades criadas pelo fogo. A equipa da Montis estará no terreno das 10h às 16h.

– Nos próximos dias 20 e 21 de Janeiro, vamos realizar um fim-de-semana de voluntariado no Baldio de Carvalhais, São Pedro do Sul. Esta atividade realiza-se em parceria com o VO.U, Associação de Voluntariado Universitário,  no âmbito do Projecto LIFE ELCN.

– Para terminar, no dia 27 de Janeiro, teremos o Passeio Mensal nas margem do Rio Vouga, em Vouzela.  O passeio terá inicio às 10 h, e será maioritariamente à beira rio. De seguida, poderá aproveitar e visitar o Cinclus – Festival de Imagem de Natureza (http://cinclusvouzela.com/).

O que tem acontecido por cá

– Na tarde de 7 de Dezembro, recebemos um grupo de voluntários provenientes da Voltalia e efetuamos a plantação de cerca de uma centena de árvores no Baldio de Carvalhais.

– Nos 8, 9 e 10 de Dezembro o fim-de-semana de voluntariado foi na Ferraria de São João, em Penela. Esta atividade realizou-se em parceria com o projeto Amigos da Ferraria de São João e com a colaboração da AEESAC (Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra) e do NEBAAC (Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra). Nesta ação fizemos plantação de árvores autóctones, sementeira de bolotas e ainda a preparação do terreno para aumentar a retenção de água. No dia 9 juntámos o voluntariado mensal da Montis, uma solução que tem vindo a demonstrar dificuldades de execução, razão pela qual se irá segregar o voluntariado académico e o voluntariado mensal da Montis, daqui para a frente.

– Ainda no dia 9 de Dezembro, José Miguel Cardoso Pereira, Coordenador do Grupo de Investigação Foreco-Ecologia Florestal do Instituto Superior de Agronomia acompanhou o novo passeio do fogo;

– No dia 15 de Dezembro, findou a campanha de crowdfunding “Sai o que semeia a semear”, com sucesso. Foram angariados 2680€, e o excedente sobre os 2300 que tínhamos como objectivo reverte para a recuperação do Parque Natural Local Vouga-Caramulo.

– No dia 16 Dezembro, fez-se o “Passeio das Poldras” na freguesia de Fataunços.

– Também no dia 16 de Dezembro, estivemos no “III Encontro de Ecologia”, organizado pelo NEBAAC (Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra).

Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as nossas actividades ou iniciativas contacte-nos através de montisacn@gmail.com ou do número 926277545 (Luís Lopes).

Podem também consultar o nosso blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), onde actualizamos frequentemente todas as informações.

Bolsa de boleias – Para todas as actividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se precisarem ou tiverem lugares disponíveis digam-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

As announced, this year represents a new challenge for Montis Association, with the beggining of a new LIFE Project – LIFE VOLUNTEER ESCAPES, a project dedicated to long-term volunteering and with the aplication of the Prize ICNF, which will fund several interventions in Carvalhais Commonland. In consequence, from now on, Carolina Barbosa and Jóni Vieira will also be working at Montis.

The crowdfunding campaing was a sucess. We raised € 2680, and the surplus over the 2300 that we had as an objective reverts to the recovery of the Vouga-Caramulo Local Nature Park.

On the 8th, 9th and 10th of December the volunteer weekend was at the Ferraria de São João in Penela, in partnership with the project of Friends of Ferraria de São João project and with the collaboration of AEESAC (Association of Students of the Coimbra Agrarian Superior School) and the NEBAAC (Nucleus of Students of Biology of the Coimbra Academic Association).

Our next activities:

– On January 13th our monthly volunteer work takes place. This month will be in Vermilhas, Vouzela and we will continue the maintenance work taking advantage of the opportunities created by the fire. The Montis team will be on the ground from 10h to 16h.

– On the 20th and 21st of January, we will hold a volunteer weekend in the Baldio de Carvalhais, São Pedro do Sul. This activity is carried out in partnership with the VO.U, University Volunteer Association, within the scope of the LIFE ELCN Project.

– Finally, on December 27, we will have the Monthly walk on the banks of the Vouga River in Vouzela. The tour will begin at 10 am, and will be mostly by the riverside. After you can enjoy and visit the Cinclus – Nature Image Festival (http://cinclusvouzela.com/).

For more information contact us via montiacn@gmail.com or +351 926277545 (Luís), or check our blog and Facebook page.